Depilação com cera: tipos de cera e as vantagens para sua rotina

Seja no salão, seja em casa, a depilação com cera é bastante comum aqui no Brasil. Esse método depilatório pode ser feito com cera quente ou cera fria. Você sabe o que muda entre elas?

Em um primeiro momento, pode até parecer que a diferença de temperatura é apenas um fator coadjuvante ou que influencia mais no trabalho de quem depila do que no resultado para a pele da pessoa depilada.

Não é bem assim. Cada uma tem suas características, vantagens e desvantagens. Portanto, antes de escolher qual é a depilação com cera ideal para você, leia este artigo e conheça melhor os dois métodos!

Como é feita a depilação com cera?

Alguns pontos podem variar nos diferentes tipos de cera, quente ou fria, mas o processo de depilar é basicamente o mesmo. No caso da cera quente, ela é aplicada diretamente na pele, com uma espátula (a partir de uma panelinha própria) ou com um roll-on, que está acoplado a um aparelho que já aquece a cera.

A cera é aplicada sempre na direção do crescimento do pelo e retirada sempre no sentido oposto do crescimento do pelo. Para reduzir o desconforto e retirar a maior quantidade possível de pelos ao mesmo tempo, é importante manter essa ação o mais paralelo à pele quanto for possível.

A cera quente, geralmente, é retirada sem o auxílio de outros instrumentos, já que ela vira uma espécie de folha fácil de manusear quando começa a esfriar. Já a cera fria costuma ser retirada com a ajuda de folhas próprias para esse processo.

Se alguns pelos estiverem sobrando na pele, você pode optar por passar outra camada de cera e repetir o processo ou tirá-los com uma pinça. Vai depender da quantidade de pelinhos e da sensibilidade da pele.

Quais os tipos de cera?

Existem dois tipos de cera: a quente e a fria. Vou falar agora sobre os cuidados que cada uma delas exige e em quais casos cada uma é mais indicada. Acompanhe!

Cera quente

A depender da cera e do processo de depilação (panelinha ou roll-on), existe uma temperatura ideal com que o produto deve ser aplicado na pele. Se muito quente, a cera pode queimar a pele seriamente. Se muito fria, os resultados não são bons, e a própria manipulação do produto fica difícil, pois ele é feito para ser trabalhado mais para quente do que para frio.

O mais indicado para manter a segurança e a saúde da pele na depilação com cera quente é respeitar a temperatura descrita nas instruções do produto. Também é válido fazer um teste, aplicando a cera em um pequeno pedaço de pele antes da depilação nas áreas maiores, a fim de perceber se o produto vai causar alguma irritação ou alergia.

Quando usar?

A cera quente é bastante eficiente: retira uma boa quantidade de pelos de uma só vez e tem uma longa duração, entre 20 e 30 dias, em média. Por causa do calor, ela ajuda a dilatar os poros, deixando o processo menos indolor. Mas esse calor pode ser prejudicial para as peles mais sensíveis, deixando a região irritada, vermelha e, até mesmo, com manchas.

Cera fria

Essa é uma opção mais prática e segura, principalmente para quem vai se depilar em casa, já que não há o risco de se queimar com a alta temperatura do produto e dos instrumentos, como a panelinha. Há opções de cera e folhas virem separadamente e também produtos que já vêm aplicados na folha: nesse caso, basta separa as folhas e grudar na pele, puxando em seguida.

Apesar de não existir o fator da alta temperatura da depilação com cera quente, também é importante ler as instruções do produto antes de usar, conferindo o máximo de tempo que a cera pode ficar em contato com a pele. Isso porque, quando a cera fica mais tempo do que o orientado, pode haver risco de irritação.

Quando usar?

Como você viu, a cera fria tem a praticidade de não precisar ser aquecida ou ser usada em uma temperatura definida. A depilação com cera fria também retira os pelos pela raiz e tem uma duração semelhante ao processo com cera quente. Além disso, por não ter calor, ela é mais indicada para as pessoas com má circulação, derrames sanguíneos, varizes ou pele delicada. Mas justamente por não dilatar os poros, ela pode ser mais dolorida.

Quais as principais vantagens de cada uma?

Ceras diferentes, resultados semelhantes. Mas, afinal, quais são as vantagens de cada uma? Confira essa lista com os maiores benefícios da cera quente e da cera fria, para você avaliar o que funciona melhor, ok?

Benefícios da cera quente:

  • remove os pelos pela raiz, garantindo longa duração;
  • é menos dolorosa;
  • deixa a pele macia e ajuda na renovação;
  • reduz as chances de pelos encravados;
  • pode ser aplicada em todas as regiões do corpo.

Benefícios da cera fria:

  • remove os pelos pela raiz, garantindo longa duração;
  • é mais prática, podendo ser feita em casa sem complicações;
  • é mais segura e não há risco de queimaduras por causa da alta temperatura do material;
  • reduz as chances de pelos encravados;
  • deixa a pele macia e ajuda na renovação;
  • é uma ótima opção para quem tem a pele sensível.

Independentemente do tipo que cera que você escolher, uma dica para o momento após a depilação com cera é usar produtos adequados para hidratar e acalmar a pele. Opte por produtos específicos e leves, já que cremes mais pesados ou oleosos podem contribuir para o surgimento de foliculite.

Como você viu, existem várias formas de fazer a depilação com cera, e com alguns cuidados, você vai ter um resultado bom e seguro, sempre focando na saúde da sua pele.

Agora, que tal aproveitar e já conhecer opções de cera fria para uma depilação prática e com efeitos de longa duração?